Notícias

Como ser um empreendedor de sucesso em poucos passos

Autor: Casa Magalhães

Um empreendedor de sucesso vai muito além ter o próprio negócio, seja um mercadinho ou uma loja de variedades. Empreender é correr riscos, estar atento ao mercado e ser apaixonado pelo que faz.

Quer você esteja pensando em empreender ou já esteja no ramo, buscar o aperfeiçoamento nunca é demais.

Então veja as nossas dicas!

Como ser um empreendedor de sucesso em poucos passos

1. Busque conhecimento

Esteja sempre atualizado. Como fazer isso?

Estude o seu mercado, fale com clientes, fornecedores e concorrentes. Leia publicações e livros sobre negócios, visite empresas e feiras do seu setor, e se for possível, procure um especialista.

Use seu tempo de lazer para aprender mais, assista filmes do assunto, por exemplo. Conhecer sobre o seu negócio te ajuda a ver melhor os riscos envolvidos e tomar decisões.

2. Use ferramentas que facilitem seus processos

Uma boa gestão do seu futuro negócio leva tempo e dedicação. Tenha organização e processos bem definidos, em especial, no início quando, na maioria das vezes, você é o único responsável por administrar todas as áreas do negócio: financeiro, RH, compras e comercial.

O planejamento do sua tarefas é vital e você pode usar a tecnologia a seu favor. Não perca tempo conferindo extratos bancários, recebimentos de cartões, muito menos criando planilhas de controle. Você pode contar com sistemas integrados em nuvem que fazem isso de forma rápida, eficiente e você pode gerir o seu negócio de onde você estiver.

3. Um empreendedor de sucesso deve sair da informalidade

Muitas vezes, quem está no início tenta fazer suas atividades de maneira informal para fugir dos impostos. Mas isso pode ser um empecilho para o crescimento e para sucesso.
Se a sua empresa não for registrada é impossível emitir notas fiscais, criar contas bancárias, obter máquinas de cartão de crédito ou solicitar algum tipo de financiamento, se for necessário. Logo, a melhor maneira de começar é da forma correta, sem atalhos.

4. Inove para se tornar um empreendedor de sucesso

Os clientes estão cada vez mais exigentes, é preciso surpreendê-los. Portanto, ser criativo não basta! Um empreendedor de sucesso precisa tornar suas ideias criativas em uma proposta de geração de valor ao seu cliente e ao mesmo tempo em uma chance de negócio rentável.
Antes de tudo, você precisa conhecer os seus concorrentes e o que eles oferecem. Ainda, é possível entrar no mercado sem ter um diferencial, mas sem uma vantagem competitiva fica bem mais difícil.

5. Conheça seus clientes

Saber o estilo de vida, o comportamento e as rotinas do público que você quer atingir dará a você maior chance de obter sucesso. Logo, com esses dados ficará mais fácil fornecer itens específicos ou um atendimento personalizado, trazendo um grande diferencial para o seu negócio.

6. Organize suas finanças

Lidar com dinheiro não é fácil, ainda mais quando temos as finanças pessoais e da empresa para gerir. Um dos erros mais comuns de quem está começando é usar o dinheiro da empresa para pagar contas próprias, ou vice-versa. Afinal, isso pode ser desastroso!

Em algum momento, você não irá mais saber se o seu negócio está indo bem ou se seus gastos pessoais estão de acordo com a sua situação atual. O ideal é definir um valor de retirada mensal, o pró-labore, e o restante do lucro ser investido na empresa.

Um outro ponto importante é manter o controle financeiro, em especial das entradas e saídas do seu caixa, inclusive projetando os períodos futuros. Chamamos isso de Fluxo de Caixa e é dessa forma que você pode antecipar o saldo da sua loja em datas futuras para tomar as decisões certas e evitar que a sua empresa fique no vermelho.

Existem sistemas de gestão que podem ajudá-lo a ter o total controle financeiro, e assim dar a chance de planejar o crescimento saudável do negócio.

7. Controle seu estoque

O gerenciamento de estoque também é um dos pontos cruciais para o sucesso de um negócio. Você precisa atender a demanda dos seus clientes com os produtos disponíveis na loja, sem manter estoques excessivos, pois isso é dinheiro parado. Então, é vital saber o número exato de cada item disponível para direcionar as suas compras e o seu esforço de venda.

8. Defina o valor do seu produto de forma consciente

Alguns empresários vendem bem, mas não veem o dinheiro entrar. Isso porque não levam em conta todos os fatores que compõem o custo do itens como o frete e os impostos na hora de aplicar suas margens de lucro e definir o preço dos itens.

Existem técnicas para não errar nessa hora, mas você também pode contar com sistema de gestão que avalia internamente todas as variáveis e sugerem o melhor preço para cada produto. Ao definir os preços de seus itens, veja questões como o que é valor para os clientes, assim como a concorrência, mas nunca deixe de calcular os custos.


Compartilhe

Voltar para página anterior

otimize-seu-negocio

Otimize seu negócio
com a Regismac

conheca-nossos-produtos

Conheça alguns
de nossos produtos

Últimas Notícias

Quer ganhar agilidade no dia a dia da sua empresa? Automatize com a Regismac Contato